Certamente a Cultura Digital chegou para ficar e uma pergunta que cabe a todos nós é: Estamos preparados?
Ao trafegarmos por uma rodovia já nos deparamos com uma placa de “Retorno” o qual é extremamente importante quando necessitamos retomar um outro caminho ou uma nova alternativa de rota.
Contudo, quanto mais circulamos na sociedade atual, percebemos que não existem tais placas quando o assunto é a digitalização dos processos. Pelo contrário, a Transformação Digital passou a ser um caminho sem volta.
Pandemia e a Cultura Digital
Ademais a Pandemia do Covid19 só veio a lançar ainda mais luz sobre esta que é uma tendência mundial já há algum tempo por meio das possibilidades que a internet nos oferece tanto no ambiente corporativo como no pessoal.
No ambiente corporativo muitas empresas já anteciparam este movimento implantando medidas para estimular a chamada cultura digital por meio da adoção de ferramentas com interfaces junto a internet.
Inegavelmente tais ferramentas impulsionaram a inclusão digital destas empresas nas redes sociais visando amplificar o contato com os consumidores por meio do Facebook, Instagram, WhatsApp e etc.
Decerto a digitalização da estrutura física e a implementação de plataformas digitais de vendas se constituíram em etapas naturalmente consequentes e necessárias a esta nova filosofia pois, além de otimizar custos, potencializa o alcance junto aos consumidores.
CREA-SP e a Transformação Digital
O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, sensível a este cenário, teve a percepção de que os profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências e profissões das áreas tecnológicas possuem um papel fundamental nesta Transformação Digital e também deveriam senti-la em seu próprio Conselho os posicionando no centro desta transformação.
Assim o Crea-SP passou a vislumbrar uma cultura colaborativa com a agilidade necessária para estimular conexões com startups, instituições de ensino, empresas e governos.
Além disso, esta Transformação Digital também visa a transparência na gestão, a ampliação da fiscalização digital e a indispensável capacitação profissional.
Cultura Organizacional X Cultura Digital
Primordialmente em consonância com as novas tendências, o Crea-SP, do alto de seus 86 anos e juntamente com seus mais de 330 mil profissionais, iniciou um profundo processo de mudança em sua cultura organizacional, nos processos de trabalho, nas operações de entrega de valor e na gestão de modo geral.
Tal iniciativa visa implementar métodos ágeis e colaborativos que incrementem as interações dos processos do Conselho dando mais eficiência e agilidade no fluxo de trabalho.
Pilares da Transformação Digital
Portanto, foram definidos os chamados “Cinco Pilares da Transformação do Crea-SP”:
- Modernizar e simplificar os processos;
- Uso de novas tecnologias e processos para ampliação dos serviços digitais;
- Fiscalização inteligente;
- Capacitação profissional e
- Conexão com empresas, governos, startups e instituições de ensino.
Estas medidas visam tornar o Crea-SP uma referência em qualidade de serviços no setor público.
Para isso, a atual gestão possui como objetivos desenvolver um comitê consultivo de inovação composto por colaboradores, profissionais, entidades de classe e profissionais da iniciativa privada.
Outros Objetivos
Também é um dos objetivos do Conselho a criação do próprio Laboratório de Inovação, o Crea-Lab.
São esforços concentrados da atual gestão do Crea-SP visando otimizar o tempo para as solicitações dos profissionais
Também são metas tornar os procedimentos do Crea-SP 100% digitais e garantir a presença de um profissional habilitado a frente de cada atividade técnica.